Monday, April 06, 2009

Bioenergética

Correria nesses últimos dias e ressaca da gloriosa festa do glorioso centenário do meu glorioso Internacional (a redundância foi intencional).

Sábado, após a Marcha do Inter, fui no Namastê, um Centro de Terapias e Meditações, que fica na Rua da República, em Porto Alegre. Gastei um pouco no brechó, comi empadas indianas, fiz Reiki, troquei ideias com gente bacana e de cabeça aberta e fiz uma sessão de terapia bioenergética em grupo. Muito bom! A bioenergética é como uma sessão de análise com psicólogo, só que em vez de falar, a gente também faz exercícios, alongamentos, respiração adequada pra cada momento, dança, entre outras coisas

A filosofia da bioenergética é trabalhar com as nossas couraças musculares, tudo aquilo que nosso corpo vai somatizando e com o tempo, interfere na nossa energia. A terapia busca um melhor entendimento de si mesmo através de exercícios que troquem e renovem nossas energias e para isso, precisamos conhecer nosso corpo, para usá-lo a nosso favor.

Há sessões individuais e em grupo. Nas de grupo, o objetivo é a troca de energia entre os participantes. No final, depois dos exercícios e meditação, acabamos todos dançando e nos tocando. É estranho tocar um desconhecido, abraçar, encarar, pegar a mão, tocar nas pernas, fazer massagens nos pés... Estranho também é permitir um desconhecido faça isso sem nenhum constrangimento... Começa com todo mundo desconfiado e termina com todo mundo à vontade.

Não sei se foi a bioenergética, a caminhada pelo meu time, a gripe que me encontrava no sábado ou a junção de todo isso, mas no outro dia, o corpo todo doía. Mas era uma dor boa, um cansaço gostoso, uma satisfação estranha e uma leveza mansa que me deixava alerta a tudo que se passava ao redor. Eu estava com energia para encarar outra caminhada quilométrica e as correrias do dia-a-dia.

No comments: