Thursday, May 21, 2009

O castelo do príncipe sapo

O norueguês Jostein Gaarder é o meu escritor preferido. Formado em filosofia, ele escreve sobre isso, mas para crianças e jovens, O mundo de Sofia e O dia do coringa são dele. Aproveitando, O dia do coringa é um dos meus livros favoritos.

Entre as coisas que leio porque gosto e as leituras obrigatórias para a pós, os livros do Jostein são um alento. Nas últimas semanas tive que ler muita coisa sobre Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, leitura técnicas e densas, até que peguei infantil O castelo do príncipe sapo, para ler.

Em dois dias, vivi uma incrível aventura num castelo em que os guardas eram salamandras, uma rainha que sempre se esquecia de colocar a parte de cima da roupa, um duende muito sábio, um camareiro que era um lorde e sapos enormes loucos para virarem príncipes.

Tudo ciceroneado pelo príncipe Gregório Pegório, um menino de 7 anos que acabou de perder o avô e depois de uma amostra de "vida real", ele precisava de mergulhar num “faz-de-conta”.

Não foi o melhor livro que li do Jostein, mas como sempre é incrível. A partir de uma fantasia, ela fala da vida. Sempre é assim. Não sei como um “senhor” de quase 60 anos consegue bolar essas histórias dignas da imaginação do meu afilhado.

Uma das passagens mais legais do livro é quando Gregório se dá conta que o avô dele sempre vai estar vivo no mundo dos sonhos, porque é lá que mora o impossível. A outra parte que faz muito adulto pensar, é quando o duende fala para o menino se guiar sempre pelas ideias que nascem do coração porque os pensamentos maus nascem da cabeça.

Legal né? Fica a dica. Ah, e o livro com desenhos...

2 comments:

Yanna said...

Olá! Adorei seu blog e seu "quem sou eu". Estou lendo "O Mundo de Sofia" e me encantando com esse escritor que você ama e eu sequer tinha ouvido falar. Pesquisando sobre ele, encontrei seu blog. Pelo seu perfil, pude perceber que você não apenas captou as mensagens dele, mas também as está levando para a vida. Achei o máximo!
Até mais!

Anonymous said...

aluem sabe como eu encontro a porra do livro o castelo do principe sapo?