Wednesday, May 13, 2009

A merda da incoerência

Tirando os problemas estruturais que o mundo enfrenta como fome, miséria, pobreza, falta de condições dignas de se viver... Fora isso, o maior problema do mundo é a incoerência. Tanto individual, como coletiva.

Sempre admirei pessoas coerentes, não digo com os outros, com as tais regras impostas pela sociedade, me refiro aquela coerência quase íntima, aquela pessoal, de agirmos conforme pensamos. De viver de acordo com aquilo que achamos certo, ou não. Honrar na prática o discurso que proferimos, geralmente, com a boca cheia.

Cada vez menos encontro esse tipo de pessoa. Existem, conheço algumas, mas são poucas. E é dessa falta de coerência de cada indivíduo consigo mesmo que nasce esse moralismo vazio que a gente vê por aí, e desde sempre. É normal pais darem sermões para que os filhos não fumem com cigarro na mão, por exemplo...

E o que acontece numa sociedade cheia de indivíduos incoerentes? Se torna assim também. As instituições, que querendo ou não, formam muitas opiniões, acabam com um discurso teórico e uma prática contraditória. Aí crescemos com a impressão de que se contradizer é normal, que não dá nada falar uma coisa e fazer outra. Ou acreditar em algo e pregar o oposto.

Acredito que o dia que as pessoas deixarem de pensar tanto no que os outros vão pensar, teremos familiares, amigos, vizinhos coerentes, mais verdadeiros e consequentemente uma sociedade melhor, mais leve. Pode soar muito egoísta, mas acho fundamental ser coerente comigo, antes de qualquer coisa. Às vezes pensando no nosso próprio umbigo a gente está, no fundo, se libertando.

2 comments:

Miguel Jr said...

Rê, só passei aqui pra dizer que sou seu leitor acíduo (tive que procurar no google como se escreve essa palavra e ainda tenho minhas dúvidas) do seu blog. Te acho demais escrevendo!!!

Bjo

Patricia Perez said...

Oi Renata, Tudo bem?

Meu nome é Patricia Perez, estou trabalhando na divulgação do 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN. Acredito que isso possa ser interessante para você e para os leitores do Mosaico de Reflexos.

As inscrições começaram no dia 24 de março e podem ser feitas até dia 29 de junho de 2009. O tema deste ano é “O uso da tecnologia no desenvolvimento social'.

A novidade de 2009 é que o estudante poderá enviar o vídeo de até 2 minutos pelo YouTube, sendo que ele poderá produzir quantas matérias quiser. O concurso é válido somente para estudantes de jornalismo.O ganhador conhecerá os estúdios da CNN International, além de ter sua matéria exibida pelo canal.

As inscrições podem ser feitas no site:

www.concursocnn.com.br

Acompanhe ainda as novidades no Blog:

http://www.concursocnn.com.br/2009/blog/

e fique à vontade para esclarecer quaisquer dúvidas comigo,

por este email ou pelo telefone: (11) 3711-8131

Obrigada pela atenção.

Patricia Perez

patricia@ichimps.com.br