Sunday, January 18, 2009

Escuta

Estava lendo uma reportagem sobre o silêncio na edição 83 da revista TPM. Na abertura da matéria, há um frase do Guimarães Rosa (autor do Grande Sertão: Veredas) assim: “A gente quer se afastar de si próprio... Por isso é que muito se fala. (...) O silêncio é a gente mesmo, demais.” Grande sacada!

Isso mesmo. O silêncio nos obriga a conversar com nós. A excelente reportagem, que ouviu psicólogos, sociólogos e pessoas que estão em constante comunicação, afirma que nos dias atuais é cada vez mais raro vivermos off. Falamos pessoalmente, nos telefones, nas mensagens de celular, na internet e em todas as outras coisas que o meu analfabetismo tecnológico desconhece (graças a Deus!).

Acredito que o momento de polifonia que vivemos é o reflexo da nossa realidade. Andy Warhol já previa os 15 minutos de fama e o mundo levou a sério. Todo mundo tem que fazer barulho. Afinal existe melhor maneira de chamar atenção? Temos que falar, gritar, berrar, sermos vistos, apelar, imitar o que vimos e tentar de alguma maneira lançar moda, tendências, durar mais do que os efêmeros 15 minutos.

Só tentativa. Nessa ânsia toda, quem nos escuta? Não era assim a tal torre de Babel, todos falam, cada um uma coisa, muito se ouve, pouco se escuta, nada se entende... E matamos o que não entendemos, prematuramente até, pois falta tempo de tentar e querer entender.

E o pior de tudo, é que com essa confusão toda, desaprendemos a ouvir, perdemos esse hábito primário e acabamos por não escutar nem a gente mesmo. No final fica o silêncio, mas o silêncio vazio. O silêncio que não nos oferece nem uma conversa com nós mesmo e só mostra o como somos insignificantes.

3 comments:

Anonymous said...

pois então... talvez por isso que meditar seja uma coisa difícil de aprender né.

Miguel Jr said...

Tem uma parte da música Índios da Legião Urbana que diz: "Quem me dera ao menos uma vez provar que quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante e fala demais por não ter nada a dizer..." Faço disso uma das minhas convicções. Acredito que quem não consegue falar consigo mesmo fala demais!!!

Vanessa Reis said...

Como sem querer vc me indicou vários livros, e um deles eu já estou lendo, me darei a liberdade de te indicar um: Intuição, o saber além da lógica, do Osho.

Abraço!