Monday, October 30, 2006

Promessas eternas

Tenho uma dívida com a loirinha bochechuda que eu fui um dia. Prometi várias coisas para a vida dela e, à medida que ela foi crescendo e se dando conta do compromisso, começou a me cobrar!

Quando ela era a mais tímida da turma e tinha até vergonha de responder a chamada, prometi que ela teria uma profissão onde fosse obrigada a falar e se mostrar. Hoje, faço jornalismo. Teve uma época que ela se achava normalzinha demais, apagada até, prometi algumas cores para a vida toda. Fiz a primeira tatuagem com 14 anos e me orgulho das corres que carrego pelo corpo. Durante muito tempo meu cabelo foi roxo ou verde.

Quando ela achava que vegetarianos eram malucos demais, prometi que um dia ela seria como eles e que sobreviveria muito bem sem ingerir defunto. Há quatro anos não sei mais o gosto que tem um pedaço de carne e mostrei para ela que vegetarianos não morrem de fome, muito pelo contrário, comem muito bem.

Ela passou cinco anos indo a fonoaudiólogas para aprender a falar corretamente e eu prometendo: calma, um dia você não vai falar só português. Já dei aulas de inglês. Ela lia livros de detetives e queria ser como eles, então prometi que um dia investigar não seria ficção e adivinha: Me tornei uma detetive. Não trabalho diretamente com isso, mas entendo muito ofício investigativo e sei que ela se orgulha do registro na Abin.

Já trabalhei meses numa rádio só por prazer, ela precisava perder o medo que tinha do microfone. Fui integrante de grêmio estudantil e da UNE, era essa a maneira de cumprir a promessa de contribuir com um mundo melhor. Faço dança do ventre porque ela sempre se achou dura demais e assim ela se solta.

Prometi o mundo: amigos interessantes, muitas histórias para contar, uma carreira bem sucedida, alguns livros com o seu nome na capa, um namorado inteligente, gostoso e apaixonado, um show da Madonna, outro do U2, uma copa do mundo, o Caminho de Santiago, uma temporada em Londres, outra na Índia, muitos gibis...

É um mundo de interesses e realizações pessoais que estou buscando. Às vezes desanimo, tenho vontade de subir num lugar bem alto, abrir os braços e ir ver o que tem do outro lado. Mas aí ela aparece, com as bochechas gordas e vermelhas, supera a timidez e me fala com a petulância característica de quem sabe o que quer: “Você me prometeu!” Prometi e confesso: o meu maior medo é decepcionar a criança que eu fui um dia.

2 comments:

Anonymous said...

Nossa, esse foi o post no qual mais aprendi sobre vc!
Você é detetive? Tem registro na Abin? Eu já tinha lido num outro post sobre a UNE (incrível. Cabelo verde e roxo é bem normal, até ai tudo bem, vc já deu aulas de inglês!!! Trabalhou numa rádio!! Faz dança do ventre(!) (isso eu já sabia também), quem você vai levar nesses passeios incríveis que você quer fazer? Eu gostaria de fazer todos esses, sério! Não estou te imitando...até o caminho de Santiago eu já quis muito fazer hoje já não tenho tanta vontade , mas se for convidado...não querendo ser oferecido...vou dar um jeito de tirar um passaporte!! :)
Sabe, também prometi muitas coisas pro menino loirinho de olhos azuis que já fui um dia, algumas já consegui, outras nunca consiguirei, mas a mais importante foi vir em definitivo para PoA e poder aproveitar tuuuuuuuuuuuuuuudo de bom que essa terra tem!!! E isso já me faz muito feliz!

Anonymous said...

Aliás, falei, falei e não disse o que mais me deixa impressionado é que você já fez tudo isso com a pouca idade que tens...isso é incrível!!!