Monday, October 22, 2012

Do êxtase a constatação musical

Me considero uma pessoa de bom gosto musical e adoro um show, é uma das puçás coisas que se eu gostar do artista pago o que for. Claro que, hoje em dia, penso duas vezes antes de ir num mega show, ficar cinco horas em pé... Atualmente, espetáculo musical está diretamente ligado com conforto. Os últimos shows que fui eram em teatros, ou acústicos, e tenho preferido assim, pois posso ficar sentada, só absorvendo a música.

Neste último final de semana, assisti ao show da Pouca Vogal, no teatro da UCS. Foi um baita show e adoro os dois cantores/compositores/escritores: Humberto Gessinger e Duca Leindecker pelas poesias que eles criam e os arranjos que fazem, relendo de maneiras diferentes as músicas das bandas Engenheiros do Hawaii e do Cidadão Quem.

Para mim, o ponto alto foi quando começaram a cantar um trecho de Banco, do Engenheiros do Hawaii.

Deve haver alguma coisa que ainda te emocione/Uma garota, um bom combate, um gol aos 46/Deve haver alguma coisa que ainda te emocione/Um cavalo em disparada/Pijamas...nada pra fazer/Deve haver alguma coisa que ainda te emocione/Um vinho tinto...um copo d'água/A chuva no telhado...um pôr-de-sol/Deve haver alguma coisa que ainda te emocione...

Aí, o Gessinger começou a brincar, citando coisas que podem emocionar, falou em partido político, ouviu um não, falou em causas, todos falaram siiiiiiiiim. Lembrou das causas perdidas e engatou Dom Quixote, minha música preferida:

Muito prazer, meu nome é otário/Vindo de outros tempos mas sempre no horário/Peixe fora d'água, borboletas no aquário/Muito prazer, meu nome é otário/Na ponta dos cascos e fora do páreo/Puro sangue, puxando carroça/Um prazer cada vez mais raro/Aerodinâmica num tanque de guerra,/Vaidades que a terra um dia há de comer./"Ás" de Espadas fora do baralho/Grandes negócios, pequeno empresário.

Muito prazer me chamam de otário/Por amor às causas perdidas./Tudo bem, até pode ser/Que os dragões sejam moinhos de vento/Tudo bem, seja o que for/Seja por amor às causas perdidas/Por amor às causas perdidas

Quando terminou, voltou os acordes de Banco e ele questiona: “Todo mundo tem alguém que lhe emociona e satisfaça?” Mudam os acordes e o Duca grita: Satisfaction! I can't get no. Sim, rola um trecho do clássico dos Stones: I can't get no satisfaction/I can't get no girl reaction/'Cause I try and I try and I try and I try/I can't get no/I can't get no...

Dá para enlouquecer... Nessas horas até penso que só por gostar de artes já vale a pena estar aqui, quem sabe pode ser um sentido? Mas a música seguinte me lembrou que se alguém encontrou um sentido pra vida, chorou/Por aumentar a perda que se tem ao fim de tudo...

No comments: