Wednesday, June 10, 2009

A arrogância e os gaúchos

Polêmica a declaração do ministro Nelson Jobim que "já criei a arrogância dos gaúchos"? Acho que não. Depois dessa declaração, dezenas de enquetes foram feitas e, a grande maioria dos gaúchos, acha que nós somos, de fato, arrogantes.

Eu concordo. Penso que a nossa arrogância vem do orgulho que ostentamos. Pode ser o maior roqueiro do mundo, mas se é gaúcho, sabe cantar os versos de "Querência Amada". Pode detestar política, mas enche a boca para falar do Getúlio Vargas, considerado por muitos, um dos melhores presidentes que o Brasil já teve. Não gosta de futebol, mas tem orgulho do Ronaldinho Gaúcho, do Pato, do Sobis, do Dunga, do Taffarel, do Falcão... E as mulheres? De Ieda Maria Vargas à Gisele Bündchem, o país e o mundo sabem de onde elas vieram.

A nossa arrogância vem disso. Da nossa história, dos heróis que cultivamos. Da grandeza de celebrar uma guerra (a dos Farrapos) onde nos perdemos. De cultivar hábitos que vem dos nossos avós. De vestir a melhor bombacha e ir passear na Redenção. De ser antiqualquer coisa, porque para todo gaúcho é 8 ou 80, não há meio termo. De defender nossas crenças e nossos custumes. De cantar o hino riograndense com a mão no peito e com a certeza que se nossas façanhas servisem de modelo a toda terra, teríamos outra sociedade.

Não achei a declaração do Jobim polêmica, seria se fosse dita por uma pessoa que não fosse gaúcha. Mas o ministro é daqui, de Santa Maria. Tão gaúcho quanto o gaúcho de Alegrete, gaúcho de Passo Fundo, gaúcho de Bagé, gaúcho de Porto Alegre, tão peculiares e tão iguais. Ele não criou a arrogância, já nasceu com ela, é quase inerente, nasceu no Rio Grande do Sul é um arrogante. Que sejamos todos arrogantes, pois reconhecer os nossos defeitos é típico de um povo cheio de virtudes.

1 comment:

Fabrício LopeZ said...

Concordo plenamente! somos arrogantes, metidos,cheios de auto-estima, metemos a cara, não deixamos por pouco. Um povo simples, mas autêntico, aguerrido, forjado pela história; com espora no garrão e lança na mão... Somos arrogantes sim! E qual o problema?