Monday, July 30, 2012

Rodolfo, me encanta









“Enquanto o mundo cai em pedaços. Eu gosto de estar do lado do caminho” – Al lado del camino

Melhor do que admirar alguém é reafirmar esse sentimento. Sou muito fã do Fito Páez, tive a sorte de ir em vários shows dele e no último domingo não foi diferente. Fito comemora 20 anos do seu CD "El Amor despúes del amor", o disco mais vendido na história do rock argentino. A primeira hora da apresentação foi literalmente as músicas desse disco, depois veio alguns dos muitos sucessos que esse cara tem.

Eu estava na primeira fila e vi o Fito cantar a um metro de mim. De todos os shows que já fui, esse foi o que ele menos tocou piano. Mais da metade da apresentação foi em pé e na minha frente, deu pra fazer um book de tantas fotos que tirei... Mas nada de arroubos histéricos e juvenis, só contemplação para não perder nada daquele homem, quase cinquentão, que faz o artista que eu admiro.

Postei um texto em 2008 falando sobre um show dele, reli e foi bom perceber que alguns gostos não mudam. De 2008 pra cá, teve outros shows e em todos eu me encanto com o senhor que toca piano como se fosse uma criança diante de um brinquedo, me emociono com Al lado del camino e acho impossível não reparar como o cabelo e a barba estão brancos... Neste show percebi que a cada troca de roupa, ele também trocava de óculos. E sim, aquele homem de gola alta e blazer, tocando piano, é um charme só.

Diante de uma indústria cultural que nos apresenta cada vez mais, coisas fugazes e artificiais, considero esse argentino o artista mais completo da nossa contemporaneidade. Inteligentíssimo, trouxe o piano para o rock, faz releituras de suas próprias músicas, cria arranjos sensacionais, tem um discurso consciente e politizado sem ser pedante ou demagogo e é um compositor de uma sensibilidade ímpar.

Andam dizendo que o Fito está se achando, negando entrevistas, virando estrela. Duvido, mas se ele virar estrela, terei mais um motivo para olhar para o céu, da primeira fila onde os fãs de verdade, tem que estar.

2 comments:

Anonymous said...

Primeirissima fila, então. Que visão privilegiada...
Bjs mariposa technicolor. Débora

Anonymous said...

Miga, me deu uma saudade de ti! Vim te ler... bjão. Aline